ANOMALIAS La enfermedad na Tradição
por Alan Mills (Guatemala) e Ana Rüsche (Brasil)
Artes Plásticas & Literatura 26 de julho . sábado . 10h-17h
Espaço B_arco R. Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 426, Pinheiros – São Paulo
A partir de expoentes nas artes plásticas e na literatura contemporâneas da América Latina (anos 60 a 2008), o curso propõe-se a discutir trabalhos que tragam elementos anômalos, híbridos, dissonantes que abalam as estruturas da previsibilidade posta para colocar uma arte que modifica seu entorno.
Serão comentados:
O poeta Roberto Piva (Brasil) que, a partir da década de 60, assume a voz da loucura e dos inadequados e blasfema contra a cidade hipócrita e decadente, a qual confere polaridades celestiais e infernais;
A produção nos anos 70 e 80 do artista plástico Cildo Meireles (Brasil), que ataca o regime totalitário construindo obras em suportes "circuláveis", como papel moeda, garrafas retornáveis de coca-cola, questionando também a distribuição da arte para a população;
Os projetos estético do CADA (Coletivo de Ações de Arte), composto por Diamela Eltit, Raúl Zurita, Lotty Rosenfeld e Fernando Balcells, os quais, entre 1978 e 1981, elaboraram propostas artísticas interdisciplinares, desafiando a ditadura de Augusto Pinochet e ampliando de maneira radical os limites das artes;
El tiempo principia en Xibalbá, romance de Luis de Lión (Guatemala). Trata-se do primeiro romance escrito por uma pessoa pertencente a uma etnia maia – esta obra desenvolve uma visão extrema da vida numa sociedade fragmentada e violenta, onde a sexualidade manifesta toda sua carga de poder e dominação;
As crônicas de Pedro Lemebel (Chile), registro fiel de sua posição como artista queer, irônicas e ferozes a desmantelar a moral burguesa chilena. Fundador do coletivo Las yeguas del Apocalipsis, Lemebel realizou diversas intervenções urbanas;
Os contos de Marcelino Freire (Brasil), escritor que desde os anos 90, trabalha a oralidade de quem não tem voz e o politicamente incorreto, trazendo para seus textos uma linguagem direta, que prescinde de ornamentos, discursos contraditórios, o que não quer ser escutado.
Sobre os anos 2000, serão apresentados os trabalhos das artistas Alessandra Cestac (Brasil) e Regina Galindo (Guatemala), que exploram o próprio corpo como material poético, expondo suas distorções, dores e a usurpação do feminino, usurpação do humano.
INSTRUTORES:
ALAN MILLS Poeta guatematelco, é autor de Testamentofuturo (2007) e Síncopes (Peru: Zignos, 2007; México: Literal, 2007; Bolivia: Mandrágora Cartonera, 2007), que será editado no Brasil pelo Selo Demônio Negro.
Participou dos principais festivais de poesia da América Latina e da Espanha (La poesía tiene la palabra, Casa de América, Madri; Tordesilhas, Brasil, entre outros). Em 2008, foi escritor invitado de la Casa de la Cultura Latinoamericana en Malmö, Suécia (março), do Festival Internacional de Poesía de Medellín, Colombia (julho) e Les belles étrangères, França (novembro). Estará em São Paulo para participar da FLAP! 2008, sendo Poeta Residente da Casa das Rosas no segundo semestre de 2008. Traduz do francês e do inglês.
ANA RÜSCHE Escritora, publicou os livros de poesia Rasgada (Quinze & Trinta: 2005) e Sarabanda (Selo Demônio Negro: 2007) e o romance Acordados. Rasgada terá edição bilíngüe mexicana pela Editora Limón Partido, tradução de Alberto Trejo.
Participou de diversas antologias, dentre elas Oitavas (Selo Demônio Negro: 2006) e 8 Femmes (org. Virna Teixeira) e foi traduzida para o catalão, Antologia Panamericana, SérieAlfa, por Joan Navarro (2005), e espanhol nas antologias Caos Portátil – Poesia Contemporânea Brasileira, organização de Camila do Valle, tradução ao espanhol por Cecília Pavón, Edições Billar Lucrecia, México, 2006 e El Vértigo de Los Aires, organizada pelos organizadores do festival homônimo, em espanhol, 2007.
INSCRIÇÕES
Pelo site, telefone ou no local
Espaço B_arco
R. Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 426
Pinheiros
contato@obarco.com.br
http://www.obarco.com.br/
tel: 11 3081.6986
por Alan Mills (Guatemala) e Ana Rüsche (Brasil)
Artes Plásticas & Literatura 26 de julho . sábado . 10h-17h
Espaço B_arco R. Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 426, Pinheiros – São Paulo
A partir de expoentes nas artes plásticas e na literatura contemporâneas da América Latina (anos 60 a 2008), o curso propõe-se a discutir trabalhos que tragam elementos anômalos, híbridos, dissonantes que abalam as estruturas da previsibilidade posta para colocar uma arte que modifica seu entorno.
Serão comentados:
O poeta Roberto Piva (Brasil) que, a partir da década de 60, assume a voz da loucura e dos inadequados e blasfema contra a cidade hipócrita e decadente, a qual confere polaridades celestiais e infernais;
A produção nos anos 70 e 80 do artista plástico Cildo Meireles (Brasil), que ataca o regime totalitário construindo obras em suportes "circuláveis", como papel moeda, garrafas retornáveis de coca-cola, questionando também a distribuição da arte para a população;
Os projetos estético do CADA (Coletivo de Ações de Arte), composto por Diamela Eltit, Raúl Zurita, Lotty Rosenfeld e Fernando Balcells, os quais, entre 1978 e 1981, elaboraram propostas artísticas interdisciplinares, desafiando a ditadura de Augusto Pinochet e ampliando de maneira radical os limites das artes;
El tiempo principia en Xibalbá, romance de Luis de Lión (Guatemala). Trata-se do primeiro romance escrito por uma pessoa pertencente a uma etnia maia – esta obra desenvolve uma visão extrema da vida numa sociedade fragmentada e violenta, onde a sexualidade manifesta toda sua carga de poder e dominação;
As crônicas de Pedro Lemebel (Chile), registro fiel de sua posição como artista queer, irônicas e ferozes a desmantelar a moral burguesa chilena. Fundador do coletivo Las yeguas del Apocalipsis, Lemebel realizou diversas intervenções urbanas;
Os contos de Marcelino Freire (Brasil), escritor que desde os anos 90, trabalha a oralidade de quem não tem voz e o politicamente incorreto, trazendo para seus textos uma linguagem direta, que prescinde de ornamentos, discursos contraditórios, o que não quer ser escutado.
Sobre os anos 2000, serão apresentados os trabalhos das artistas Alessandra Cestac (Brasil) e Regina Galindo (Guatemala), que exploram o próprio corpo como material poético, expondo suas distorções, dores e a usurpação do feminino, usurpação do humano.
INSTRUTORES:
ALAN MILLS Poeta guatematelco, é autor de Testamentofuturo (2007) e Síncopes (Peru: Zignos, 2007; México: Literal, 2007; Bolivia: Mandrágora Cartonera, 2007), que será editado no Brasil pelo Selo Demônio Negro.
Participou dos principais festivais de poesia da América Latina e da Espanha (La poesía tiene la palabra, Casa de América, Madri; Tordesilhas, Brasil, entre outros). Em 2008, foi escritor invitado de la Casa de la Cultura Latinoamericana en Malmö, Suécia (março), do Festival Internacional de Poesía de Medellín, Colombia (julho) e Les belles étrangères, França (novembro). Estará em São Paulo para participar da FLAP! 2008, sendo Poeta Residente da Casa das Rosas no segundo semestre de 2008. Traduz do francês e do inglês.
ANA RÜSCHE Escritora, publicou os livros de poesia Rasgada (Quinze & Trinta: 2005) e Sarabanda (Selo Demônio Negro: 2007) e o romance Acordados. Rasgada terá edição bilíngüe mexicana pela Editora Limón Partido, tradução de Alberto Trejo.
Participou de diversas antologias, dentre elas Oitavas (Selo Demônio Negro: 2006) e 8 Femmes (org. Virna Teixeira) e foi traduzida para o catalão, Antologia Panamericana, SérieAlfa, por Joan Navarro (2005), e espanhol nas antologias Caos Portátil – Poesia Contemporânea Brasileira, organização de Camila do Valle, tradução ao espanhol por Cecília Pavón, Edições Billar Lucrecia, México, 2006 e El Vértigo de Los Aires, organizada pelos organizadores do festival homônimo, em espanhol, 2007.
INSCRIÇÕES
Pelo site, telefone ou no local
Espaço B_arco
R. Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 426
Pinheiros
contato@obarco.com.br
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