6 de out. de 2008

HANGUL, o alfabeto coreano

HANGUL, o alfabeto coreano, é a única escrita com data de aniversário, autoria conhecida e com o texto original preservado aos dias de hoje. Inventado pelo Rei Sejong, o Grande (1397~1450) e promulgado em 1446, sua edição original foi tombada como Legado Documental Mundial pela Unesco, quem confere, desde 1990, o Prêmio Rei Sejong em prol da erradicação do analfabetismo no mundo. Do Brasil, a ONG Alfasol (Alfabetização Solidária), que teve a Ruth Cardoso como uma de suas fundadoras, recebeu o prêmio em 2004.

O princípio, a filosofia, e a metodologia de criação de cada vogal e consoante, detalhados na edição original, fazem desta um verdadeiro ensaio de fonética avant la lettre. Considerada pelos lingüistas a escrita mais científica e lógica, original e prática, foi também a melhor pontuada para dar conta das 2.900 línguas sem escrita faladas hoje.

A alfabetização universal alcançada pela Coréia, bem como a sua vocação tecnológica, encontram crédito nesta escrita que comemora, neste ano, o 562o aniversário (9 de outubro).

Numa abordagem multidisciplinar, a exposição traz, entre outros, um exemplar fac-símile da edição original, obras caligráficas e artísticas, exibição de documentários, utilidades e objetos de design, além das sessões de caligrafia em que o público poderá levar o seu nome escrito em coreano (somente aos sábados).

Data: 04 a 30 de outubro de 2008

Local: Casa das Rosas

Organização: Grupo de Estudos Coreanos – USP

Patrocínio: Korea Foundation, Consulado Geral da República da Coréiaem São Paulo, Associação Brasileira dos Coreanos, Associação Brasileira de Educação Coreana.

Nenhum comentário: