18 de mar. de 2009

1º Festival Internacional de Literatura de Campinas (Filc) será realizado em abril

Fonte: site da Prefeitura Municipal de Campinas
Autor: Ingrid Vogl

Resgatar o hábito da leitura entre pessoas de todas as idades. Com este objetivo está sendo criado o 1º Festival Internacional de Leitura de Campinas (Filc), que acontece de 18 a 26 de abril na Estação Guanabara com grandes nomes do mundo literário nacional e internacional e entrada gratuita para o público campineiro e da região.

Polo tecnológico e de pesquisa, com a criação do Filc, Campinas agora tem como desafio também se destacar na área da literatura, e pretende fazer isso com muita competência, prazer e envolvimento da população, por meio da parceria entre Prefeitura e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que realizarão o evento.

"Montado nos moldes da Festa Literária Internacional de Parati (Flip), o Festival Internacional de Leitura de Campinas não é um evento somente para a venda de livros. Ele terá mesas literárias e encontro com autores de diversas áreas", explicou a coordenadora do evento pela Administração municipal, Renata Sunega.

Estrutura

A Estação Guanabara foi escolhida apara acolher o evento. No local, atualmente funciona o Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (CIS), mantido pela Unicamp. O Festival contará com 50 estandes de editoras, além de espaço para apresentações musicais, de cinema e de teatro para todas as idades. Tendas temáticas de gastronomia e infantil também farão parte da programação, que começará todos os dias às 10h e se estenderá até a noite.

A curadoria das mesas literárias durante os nove dias de Festival estará sob responsabilidade dos professores doutores Alcir Pécora, Jorge Coli, Carlos Alberto Vogt e Pedro Paulo Funari. São esperados cerca de 140 mil visitantes durante os dias do evento.

Conforme Renata Sunega, a programação ainda está sendo fechada, mas alguns nomes já estão confirmados, como o de José Mario Pereira, Alcino Leite Neto, Paulo Franchetti, André Zarankin, João Ângelo de Oliva Neto, Augusto Massi e os convidados internacionais, Richard Hingley (Inglaterra), Jean-François Barrielle (França) e Juan Lo Bianco (Argentina).

O Filc já tem um endereço na Internet: www.filc.com.br, e um blog será disponibilizado a partir desta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, no site para quem quiser acompanhar as novidades do Festival.


Resgate

Na opinião do coordenador do Filc pela Unicamp e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da instituição, Mohamed Habib, a universidade não deve apenas se preocupar com a formação e a pesquisa, mas também deve atuar socialmente e enfrentar os desafios da sociedade em parceria com órgãos como a Prefeitura.

"Hoje o mundo passa por crises financeiras, de valores, social, econômica e também de informação, pois a criança, o jovem e o adolescente atualmente estão muito ligados à tela da TV e do computador, e com isso, os livros perderam valor principalmente para esse segmento. Com esse Festival, queremos justamente trabalhar para fazer da leitura um hábito de inclusão, que motiva a criatividade, a imaginação, nossos sonhos. Vamos em busca do resgate do hábito da leitura do texto escrito, que está presente em nossa história há mais de 3 mil anos. O Festival é a ponta para a popularização da leitura de forma permanente em Campinas e região", disse Mohamed Habib.

Para o coordenador, as escolas precisam investir e resgatar a importância das bibliotecas, para que os alunos tenham estímulo e com isso, nomes de nossa literatura sejam recuperados e conhecidos pelos leitores, como é o caso de Monteiro Lobato (1822-1948), que neste primeiro ano, será o homenageado do Festival, já que o dia da abertura do evento é a data do aniversário do escritor, ensaísta, jornalista, crítico de arte e de literatura, só para citar algumas profissões dessa ilustre personalidade.

Biblioteca

A partir da realização do 1º Filc, será montada uma biblioteca comunitária aberta diariamente na Estação Guanabara com acervos da Unicamp e de parcerias firmadas por meio do Festival. A sociedade também terá a oportunidade de doar livros. "A biblioteca será um espaço para abrigar pessoas que queiram passar momentos agradáveis com livros da mais diversificadas áreas, para todas as idades e gostos", avaliou Mohamed Habib.

Além da biblioteca comunitária, o 1º Festival também receberá doações para a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, mantida pela Prefeitura. Na campanha, poderão ser doados livros infanto-juvenis, HQs e brinquedos educativos. Atualmente, a Biblioteca possui um acervo de 4.382 livros, 1.277 fascículos de gibis e 337 brinquedos educativos.

Durante o Festival também será implantada a Gibiteca Digital de Campinas, que posteriormente será disponibilizada na Biblioteca Municipal Manoel Zink.

Para as próximas edições do Filc, a coordenação pretende lançar prêmios para diferentes faixas etárias que estimulem a escrita e a leitura. "A ideia é que nos próximos eventos, os candidatos elaborem e apresentem textos diversos", afirmou o coordenador da Unicamp. Uma ótima oportunidade para a população participar e soltar a imaginação em mundos possíveis da literatura.


Mais informações: http://www.filc.com.br/

Um comentário:

Fernanda disse...

Obrigada pelo apoio!
Esperamos você lá!
Um abraço,
Fernanda